Swarovski em experiência inovadora: o capacete Vicenza que altera as cores conforme as nossas emoções.

Vicenza-headdress-by-The-Unseen-for-Swarovski_dezeen_468_SQ5

 

Lauren Bowker do atelier The Unseen, é a autora deste conceito e trabalhou em conjunto com a Swarovski para a criação do inovador capacete Vicenza.

A artista desenvolveu uma tinta multi-sensorial que se altera pela coloração. Assim os cristais cuidadosamente revestidos com esta tinta, funcionam como isoladores de calor e absorvem a energia revelando o estado de espírito de quem usa o Vicenza.

São mais de 4.000 cristais especialmente criados no laboratório da Swarovski para a qualidade entre as pedras, incluindo forma, simetria e dispersão da luz, serem exactamente as mesmas.

 Perante situações de ansiedade ou medo a alteração cromática e de padrão é imediata, mas qualquer tipo de emoção é transmitida em cores diferentes. Acontece devido à temperatura (mais ou menos calor) provocada também pelos padrões de respiração. Assim esta obra vive em verdadeira mutação durante todo o dia e o tipo de pessoa que utiliza o capacete.

Para além do sucesso do conceito artístico e da beleza visual da obra, podemos estar perto de novas formas de comunicar. Segundo Bowker: “Tivemos uma resposta esmagadora de parentes de doentes que são incapazes de comunicar e que pedem para usar a tecnologia para indicar a actividade cerebral nos entes queridos”. 

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.