Fim de Agosto.

Raquel Prates por Carlos Ramos

 

Agosto…

 

O meu Agosto, passei-o trabalhar, na minha cidade, Lisboa.

Primeiro as coisas triviais, como o vento, o não ter estado muito calor, haver lugar para estacionar o carro… e apesar disso existir uma hiper-actividade dos senhores da Emel que se juntam à corrente e espelham a voracidade com que, hoje em dia, nos entram pelo bolso dentro.

Agosto, foi triste.

E não tem relação com a depressão pós-férias, pois vamos para descansar, queremos fazer mil coisas, e chegamos exaustos.

Ficámos todos mais pobres, e agora não estou a mencionar o óbvio caminho da nossa delapidação levada a cabo pelos “desgovernos” que estão cada vez mais ferozes.

Ficámos mais pobres, porque perdemos pessoas maiores, daquelas que fazem muita falta e onde destaco, pela proximidade, o meu caro Director Emídio Rangel. Sobre o Emídio, estou segura que cada um de nós, que com ele privou, guardará algo precioso e isso transmite-me a paz de que um dos maiores desígnios da condição Humana, foi absolutamente cumprido na sua vida.

Não dou, nem poderei dar, nenhuma atenção a certas atitudes, comportamentos e até “crónicas” que só envergonham os seus “protagonistas”, e só a eles espelham.

Mas Agosto também foi triste por outros motivos, porque sinto, cada vez mais, um aumento de criminalidade e violência (até gratuita) que a todos nos devia preocupar.

Sempre gostei de andar pela cidade em Agosto, mas este ano senti medo em várias circunstâncias. Este é um motivo para alarme, preocupação, mas acima de tudo tristeza. Somos todos só pessoas e é importante que se prezem os valores individuais e colectivos, a violência e a intolerância pode ter muitas explicações, mas são sempre nefastas e prejudiciais para todos nós.

Depois na TV, sempre tudo cheio de certezas e são óbvios os motivos das convulsões sociais. Inevitáveis até.

Quanto à tristeza de Agosto… essa já nada se pode fazer por ela. Por isso espero um Setembro melhor. 

Quero um Setembro melhor, todos merecemos um Setembro melhor 😉 

 

 

Imagem de Carlos Ramos

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>