A 39a vive de mim, de nós, sem subsídios, ajudas do estado, ou patrocinadores. Nada.

12227709_1207182352629926_2758372571922896454_n

Foto: Jornal Dínamo/Pedro Sousa Filipe

 

“(…)Foi um ano bom, com nomeações para prémios, com novos estilistas a terem a sua plataforma de divulgação e de venda, mas acima de tudo a cumprir o objectivo a que nos propúnhamos, oferecer exclusividade e acessibilidade a todos os que nos visitam e que são cada vez mais. (…)”

Raquel Prates

Já passou um ano, que abracei a 39A e tentei implementar um novo conceito urbano, multi-disciplinar, com incidência nas mais variadas manifestações criativas e que destaca e enfatiza a comercialização de peças exclusivas de designers e marcas, emergentes e consagradas.

A preocupação de valores acessíveis ao público e a procura da democratização nas mais diversificadas componentes da moda, design e arte. De um espaço para todos.

Gostava de conseguir dizer-vos que tem sido um caminho fácil, mas não tem sido assim. Em Portugal raramente é quando nos entregamos a projectos com uma profunda componente cultural. Também a dedicação que tenho tido para com a 39A traz consequências para todos os que me acompanham. Principalmente nesta fase inicial onde a minha ausência é notada pela família e amigos, em alguns momentos senti mesmo a urgência em abrandar e até parar para descansar.

Comemorámos o nosso primeiro aniversário e contei com todos os que têm contribuído para a minha/nossa evolução e caminho. Porque já não consigo dissociar este projecto de mim. São as várias paixões unidas. A 39A é muito mais do que uma loja, é também uma experiência na tentativa de criar melhores conjunturas para os jovens e menos jovens. Aos talentos que se podem diluir pela desistência porque realmente Portugal esqueceu-se deles.

Sempre acreditei que devia de começar pelo meu mundo, para alcançar o dos outros.

A 39a vive de mim, de nós, sem subsídios, ajudas do estado, ou patrocinadores. Nada.

Vive da mesma forma que a maioria de vocês, da dedicação, do trabalho, de noites mal dormidas, de contas, de orçamentos, de luta, de algumas ilusões, outras desilusões. Do dia a dia. A 39a tem coração.

Queria agradecer a todos, sem excepção, aos que me amam, aos que gostam de mim, aos que trabalham comigo, aos que compreendem a minha urgência, aos que fazem sacrifícios para me acompanharem, aos que me abraçaram, aos que me chamam à razão, aos que me disseram que não era possível, aos presentes e aos ausentes.

À comunicação generosa feita por alguns órgãos de imprensa, tão teimosos como eu 😉

Neste 1º aniversário quisemos fazer uma homenagem à dança, como comunicação e manifestação, não só do movimento, mas do diálogo.

A força libertadora e criativa da energia presentes. Um conjunto de bailarinos que se confrontam através da arte, os impulsos convertidos em harmonia, contando as histórias do dia a dia. Dos dias de todos nós.

Estamos cientes dos valores que norteiam o nosso caminho e sabemos que só convosco faz sentido trilha-lo, por isso, para além da intervenção ao vivo, também realizámos um vídeo para todos partilharem.

Espero que gostem verdadeiramente, porque é muito mais, do que possa aparentar à primeira visualização.

 

 

Obrigada e cá vos espero!

Raquel Prates

 

Mural da Tâmara Alves, Instalação de João Murillo (reEDITION) e cerâmica BYFLY. Designers Nelson Lisboa e Isidro Paiva.

 

Apresentação das marcas exclusivas nacionais e internacionais de roupa e acessórios Mysson, Nizza, Quay Austrália, Inkkas, Oxygen Paris, World Family Ibiza, Kaoâ, Su-Shi, Rosse Fischer, By Marez, Le Temps de Cerises, My T-shirt Life is a Circus, Eleonor de Casanovas, Carolina Curado, Boho, Manjerica, Hipanema e Kimonos D’Ajuda.

 

Créditos vídeo:

Bailarinos

Maria João Liso

Raquel Rodrigues AKA Tempest

Zé Carlos AKA Mastyle

Rogério Santos AKA Surprise

Diamantino Djalo AKA KatFlow

Fábio Silva AKA Bonez B

Iuri Oliveira AKA Jr. Bonez B

 

Produção: Sara Freitas

 

Imagem: Jorge Frade

 

Edição: João Pico

 

Direcção: João Murillo

 

 

 

Agradecemos os apoios na festa:

Schwarzkopf Professional; Gin Maré; Limoncello Villa Massa; Comprimido.pt e Milenar, Digital Intelligence.

 

39a Concept Store

Rua Alexandre Herculano 39A Lisboa Portugal

 

12246897_1028319370551791_7954677978411609769_n

 

 

 

 

 

 

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.