Cuidados a ter com a exposição ao Sol.

Andamos a contar os dias para o calor, e na maioria das vezes cometemos alguns excessos quando as saudades são muitas. Hoje, relembro quais os cuidados essenciais para usufruir do Sol em pleno e em segurança, até porque a exposição crónica ao sol que acumulamos ao longo da vida, em passeios, trabalhos e desporto ao ar livre, causa muitas lesões, tal como o envelhecimento prematuro ou na pior dos cenários carcinomas cutâneos. A pele, composta por três camadas (epiderme, derme e hipoderme), memoriza todas as exposições ao sol que teve ao longo da sua vida. Por isso, com a idade a pele irá recordar-lhe que a colocou muitas vezes em perigo, mostrando-se mais envelhecida, com mais rugas, espessa e com manchas. (uppsss!!)

O mercado já oferece inúmeros produtos que melhor se adaptam ao nosso tipo de pele, nomeadamente para pele seca, mista ou oleosa, quando escolher o seu Protetor Solar tenha em conta as suas necessidades.

Os conselhos “base” :

Limitar o tempo de exposição ao sol e evitar o período entre as 12:00 e as 16:00 horas.

Aplicar a quantidade suficiente em todo o corpo, inclusive orelhas, mãos e pés. Não esqueça as zonas especialmente sensíveis como o nariz, os lábios e o peito dos pés.

Os Protetores Solares constituem a melhor arma de prevenção contra o dano provocado pela exposição aos raios ultravioletas, podendo reduzir o aparecimento de cancro de pele.

Em crianças pequenas, utilizar Protetores Solares formulados especificamente para o uso infantil, que tenham um FPS elevado, uma vez que se trata de uma pele muito mais delicada e, por isso devemos ter um especial cuidado.

Mulheres grávidas ou pessoas com problemas dermatológicos devem utilizar produtos com proteção elevada face aos UVA (FotoUltra) para evitar o aparecimento de manchas.

No caso de pessoas que estejam a tomar medicamentos fotossensibilizantes, utilizar um Protetor Solar com FPS elevado para evitar o aparecimento de manchas e alergias.

Aplicar o Protetor Solar meia hora antes da exposição ao sol sobre a pele limpa e seca, de forma generosa.

Reaplicar o Protetor Solar a cada duas horas.

Utilizar Protetor Solar também em dias nublados uma vez que a nebulosidade não impede a passagem das radiações UV.

Beber água frequentemente para evitar a desidratação.

 

Aqui ficam algumas das minhas escolhas:

 

ACTIVE OIL (Novedad)

ACTIVE OIL


 

COMBI

COMBI – para os lábios, cicatrizes ou manchas


 

fusion-water

FUSION WATER – um protector que tem como base a água, sem óleo, e que não “derrete” para os olhos. Perfeito para o rosto, e pescoço.


 

COMPACT BRONCE

COMPACT BRONZE : para manter o aspecto saudável, cuidado e bronzeado!! 😉

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.