Yayoi Kusama e um documentário: ‘Infinity’ Art

Yayoi Kusama é uma artista plástica em toda a sua essência. O seu trabalho é uma mistura de colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações. Em todos os registos é visível uma característica que se tornou a sua marca: a obsessão por pontos, bolas e cores fortes, assentes no surrealismo, modernismo e minimalismo. Podemos notar ainda o padrão da repetição e acumulação.

Aos 89 anos, sai um filme/documentário da sua vida pessoal e processo criativo – Infinity. Ficou conhecida mundialmente como um dos expoentes da arte contemporânea (tendo colaborado com a Louis Vuitton). A verdade é que pouca gente teve acesso aos bastidores deste sucesso, atordoado muitas vezes pelos sexismo do meio. E é isso que este documentário mostra.

Yayoi Kusama

Com estreia marcada para setembro, o documentário abre porta à trajectória de Kusama entre os anos 50 e 60, numa luta pelo espaço das mulheres nas artes. Podem ver o trailer aqui:

As obras Kusama são instantaneamente reconhecíveis: desde telas às bolinhas, às salas Infinity Mirror, tão particularmente remetente à artista. A par da estreia do documentário, haverá uma exposição de Yayoi Kusama em Victoria Miro, Londres, de 3 a 21 de dezembro. Pode ser que chegue cá 🙂

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.