PERFIL | Jane Birkin

Jane Mallory Birkin
71 anos
Atriz
Inglesa

 

A franja de Birkin é uma assinatura. Bem como as cestas de mão, os jeans à boca de sino e as camisas brancas. Aos 71 anos continua a ser um símbolo único de despreocupação, improviso, sensualidade e pouco possível de imitar.

jane birkin

Era e continua a ser provocação; uma pioneira do pensamento sexual positivo em tempos comparativamente conservadores. Escolher apenas uma fotografia que seja o resumo de Jane Birkin é uma luta inglória. Todas as imagens resumem perfeitamente as razões pelas quais ela continua a ser uma inspiração, passados quase 50 anos do seu auge. Apesar de todo o escrutínio da altura, Birkin manteve a falta de preocupação com o caos. Uma aura indiferente que não nos deixa nunca… indiferentes.

Saiu de Londres para Paris sem saber uma única palavra francesa. O seu trabalho já se falava por aí, mas foi em Blow-Up, lançado em 1966, onde aparece nua, que Birkin saltou para a ribalta. É aqui, aos 20 anos, que começa a namorar com uma das maiores estrelas de França – o lendário cantor e compositor Serge Gainsbourg.

Juntos, Birkin e Gainsbourg representavam uma vida cheia de paixão e romance e controvérsia. Ele o ícone envolvido em fumo; ela a ingénua. Escorriam sex appeal, propositadamente em frente das câmaras. Por todo o amor declarado, a verdade é que não tinham um relacionamento pacífico – de discussões em volume alto no meio de restaurantes, ao cumulo de Birkin saltar a meio da noite para o Sena.

 

Em 69, o casal lançou uma versão da música “Je t’aime… moi non plus” (em português “eu amo-te… eu também não”). À medida que a música avança, começam a ouvir-se suspiros e gemidos de prazer de Birkin. O Vaticano condenou a faixa, que foi proibida em vários países, incluindo Inglaterra.

Birkin é atitude. É pé descalço que pode estar vestido de Chanel. E isso é tudo.

jane birkin

jane birkin

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.