Perfil | Karl Lagerfeld

Karl Lagerfeld

1933-2019

Moda

Alemão

Polémico, autêntico e crítico. Era assim que era caracterizado por muitos. É ele Lagerfeld, uma das figuras mais conhecidas de todo o mundo, diretor de uma das marcas de luxo mais famosas do mundo inteiro – a Chanel.

Dono de um estilo muito próprio, não podia faltar em Karl Lagerfeld o seu cabelo branco, os seus óculos escuros e as suas luvas. Sempre muito pragmático, fazia, inúmeras  vezes, piadas difíceis de aceitar no mundo na moda.

Quando era mais jovem sonhava ser cartoonista, mas o gosto pelas roupas, bem como o interesse por saber o que as pessoas deveriam ou não usar, sobrepôs-se e, rapidamente, percebeu que era pela moda que a sua vida teria de passar.

Perfil | Karl Lagerfeld

Fendi, Jean Patou, Valentino e Chloé são algumas das marcas para as quais já trabalhou para além da Chanel, onde se manteve por 35 anos. Mas a moda não era a sua única paixão. O gosto pelo mundo das letras levou a que abrisse uma livraria em Paris. Tem, ainda, uma coleção pessoal que conta com mais de 300 mil exemplares.

Perfil | Karl Lagerfeld

Não nos ficamos apenas pela moda e pela literatura. Aquele homem era um mundo. Fez, ainda, uma participação no filme “L’Amour”, escrito e produzido por Andy Warhol.

Também o estilo não era a sua única particularidade. As ideias que defendia era muito próprias e vincadas. Por exemplo, era um grande defensor do papel e – imaginem só – dormia com um caderninho na mesa de cabeceira para poder desenhar durante a noite se acordasse com mais inspiração.

 

Mais: tinha duas casas , cada uma com um propósito. Numa desenhava e dormia e a outra servia apenas como um espaço de convívio, para receber as visitas nos almoços, nos jantares ou nos dias festivos. Os grandes ícones têm destas coisas.

Não fazia questão de ter nenhum arquivo das coleções que, ao longo das décadas, foi desenhando. A razão era óbvia: gostava de ter sempre peças novas, originais, diferentes.

Era uma pessoa sempre muito certa do que queria. Muito defensor de uma vida equilibrada, sem grandes excessos. Talvez venha daí o seu sucesso e a sua longa carreira na história da moda. E do mundo, claro.

Há pessoas que ficam na história da gente. Karl Lagerfeld é, claramente, um desses casos.

Perfil | Karl Lagerfeld

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.