Perfil | Iris Apfel

Iris Apfel

1921

Artista

Americana

Empresária, designer de interiores e única no mundo inteiro. É conhecida essencialmente pela energia com que leva a vida. Ela é uma mistura de cores, padrões improváveis, acessórios poderosos e óculos gigantes. Não passa despercebida por onde quer que passe. É ela Iris Apfel.

Aos 97 anos é um poço de juventude. Diz que a reforma é pior que a morte. E é por ter esse espírito simples, jovem e por toda a sua vivacidade que as oportunidades de trabalho, mesmo numa idade já tão avançada, continuam a surgir. Está sempre pronta a fazer coisas novas, com o mesmo entusiasmo e com a mesma alegria como se fosse a primeira vez.

Perfil | Iris Apfel

Mas o estilo inconfundível de Iris Apfel tem uma culpada, que a ensinou que o poder dos acessórios num look pode ser gigante – a mãe. E basta olharmos para o seu estilo para percebermos que sempre levou isso muito à letra.

Defende que a moda é um reflexo da vida, que a beleza não é um fator importante, mas que o estilo, esse sim, é algo fundamental. Sempre com um olhar muito exótico e nada convencional, usa as peças que jamais alguém ousaria usar. É que Iris Apfel acredita que um look pode ser poderoso o suficiente para nos sentirmos mais divertidos e criativos.

Perfil | Iris Apfel

Foi uma das primeiras mulheres a usar calças de ganga no Estados Unidos. Trabalhou como designer de interiores na Casa Branca para 9 presidentes. Já fez uma série de parcerias, onde lançou vários produtos. É um verdadeiro marco na moda e na arte. Foi por essa razão que, em 2005, o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, fez uma exposição dedicada à sua vida pessoal e profissional.

Perfil | Iris Apfel

 

Iris reproduz pensamentos, estilos, filosofias, modos de vida. Merece todo o destaque, não só por tudo aquilo que representa enquanto profissional como pela forma como encara a vida: a celebrar. A frase  “é melhor estar feliz do que bem vestido” – dita pela própria – diz tudo sobre Iris Apfel.

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.